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mo.co: FAQ Oficial Confirma Neo mo.co para 2026 e Desmente Cancelamento

Sem pressa, sem pânico: mo.co segue vivo, com reformulação de sistemas e previsão de neo mo.co no 1º trimestre de 2026 (sujeito a mudanças)

por Lucas Felix
6 minutos de leitura
Gerente de mo.co Responde Tudo: Neo mo.co, Receita e Futuro do Jogo

Voltamos a falar de mo.co! Os últimos dias têm sido intensos para jogadores de novos títulos da Supercell, incluindo mo.co, diante ao cancelamento do primeiro jogo global da Supercell, Squad Busters! E por conta disso, a dúvida sobre mo.co pairou… mas o gerente de comunidade de mo.co, João Freitas (@JoaoInTheNorth), aproveitou pra responder essas e outras perguntas!

 

Gerente de Comunidade responde perguntas dos jogadores

Esse FAQ já vem sendo esperado desde o lançamento do último relatório KPI #9, onde foi discutido o estado do jogo, Temporadas, Classes e Grandes Mudanças para reformular o Caminho, no final de setembro! E agora finalmente estão respondendo as dúvidas mais frequentes e relevantes para os jogadores, em um vídeo publicado nas redes sociais:

Mas caso você prefira, também preparamos a transcrição das dúvidas e tradução para acompanharem rapidamente! Confira as respostas oficiais sobre o futuro do jogo, o Neo mo.co e muito mais!

 

Principais Revelações do FAQ

  • ✅ mo.co não será cancelado
  • 🎯 Receita não é prioridade atual – foco na experiência
  • 🚀 Neo mo.co previsto para 1º trimestre de 2026
  • 🔄 Nada está definitivo – ajustes baseados no feedback
  • 💪 Cada jogo da Supercell é independente

 


P: mo.co corre o risco de ser descontinuado?

Resposta do Gerente de Comunidade: Não

 

P: Mas vi uma conta no Twitter dizendo que mo.co está em último lugar em receita de jogos da Supercell. 😱😱😱

Resposta do Gerente de Comunidade: Lá vamos nós de novo 🥲 No momento, temos 99 prioridades. Receita não é uma delas. Entendo a preocupação, mas para reiterar mais uma vez: Estamos mantendo nossa base de jogadores pequena, coletando feedback, analisando o comportamento dos jogadores no jogo e aprimorando-o com base nisso. Assim que estivermos confiantes, expandiremos o jogo. Até agora, praticamente não investimos em aquisição de jogadores. Realizamos uma pequena campanha no verão, principalmente para testar o jogo, e ela produziu ótimos resultados! No momento, enquanto reformulamos o jogo, pausamos nossos esforços. A receita esperada nos próximos meses é baixa.

Resumo:

  • A equipe diz que receita não é prioridade agora.
  • A base está intencionalmente pequena para permitir iterações rápidas.
  • Aquisição paga foi praticamente zero desde o lançamento; houve um teste curto no verão, com resultado positivo para validar o funil.
  • Enquanto a reformulação acontece, esforços de crescimento ficam pausados — é esperado que a receita aparente seja baixa nesse período.

 

P: Então por que o jogo foi lançado globalmente?

Resposta do Gerente de Comunidade: Nossa estratégia de lançamento foi muito diferente dos jogos anteriores da Supercell. Lançamos globalmente para que todos pudessem acessar o jogo, independentemente do país. Não queríamos excluir ninguém nem que os jogadores usassem VPNs para jogar. Em vez disso, usamos um sistema de convites para controlar o crescimento e manter o jogo pequeno. Eventualmente, removemos o sistema de convites para facilitar o acesso quando a euforia do lançamento diminuiu. Sim, lançamos globalmente, mas esse não foi o nosso grande momento “GLOBALLLLLLL 🥳🥳🥳🥳” . Nem tenho certeza se teremos ou precisaremos de um. Queremos crescer progressivamente.

Resumo:

  • O objetivo foi acessibilidade: todo mundo pode entrar, sem VPN, sem travas regionais.
  • Para controlar crescimento, usaram convites; depois retiraram quando a euforia baixou.
  • Não houve “grande momento GLOBALLLLLLL” de marketing; a ideia é crescer aos poucos.

 

P: O que está funcionando e o que não está?

Resposta do Gerente de Comunidade: Temos métricas muito animadoras, incluindo o modelo de monetização baseado apenas em itens cosméticos, que está apresentando ótimos resultados até o momento. Queremos melhorar a retenção de jogadores, que ainda não atingiu o nível desejado, mas nada drástico ou desanimador. No momento, estamos trabalhando na reformulação do jogo para solucionar problemas centrais, o que teria sido muito mais desafiador se tivéssemos optado por uma abordagem ambiciosa desde o início.

Resumo:

  • O modelo cosmetic-only funciona e os indicadores estão animadores.
  • Retenção ainda abaixo do alvo, com sensação de repetição e progressão pouco significativa para parte dos jogadores.
  • A equipe decidiu encarar problemas centrais do design antes de empilhar conteúdo novo.

 

P: A reformulação do Neo Moco mo.co é um momento decisivo para o jogo?

Resposta do Gerente de Comunidade: Haha, não. Foi simplesmente uma reformulação muito necessária, já que o sistema de capítulos atual não estava funcionando. Esperamos que o Neo Moco proporcione uma experiência melhor, mas também que seja apenas a base para continuarmos aprimorando e tornando o jogo cada vez mais agradável com futuras atualizações.

Resumo:

  • Não. É um recomeço de base: substituir o sistema de capítulos por algo mais social, significativo e sustentável.
  • O objetivo é criar uma fundação melhor para iterar ao longo de 2026, sem prometer um “salvador” único.

 

P: Mas o outro jogo da Supercell…

Resposta do Gerente de Comunidade: Cada jogo da Supercell é uma equipe independente, seguindo seu próprio caminho. O Jogo A não é descontinuado ou lançado globalmente por causa do que aconteceu com o Jogo B. Ninguém está nos exigindo resultados rápidos. Não estamos correndo atrás do sucesso.

Resumo:

  • Cada jogo tem equipe, metas e cadência independentes.
  • Decisões de um time não determinam o destino de outro.

 

P: Vocês estão acabando com o jogo ao remover a progressão de poder/construções/aquele recurso específico que eu realmente gosto.

Resposta do Gerente de Comunidade: Nada está definido. Se acharmos que adicionar algum tipo de progressão melhorará as coisas, faremos isso. Se acharmos que as classes precisam de algum tipo de personalização, adicionaremos. No entanto, manter o sistema atual como está nos levaria ao fracasso. Agora, precisamos apenas lançar a nova versão, ver como os jogadores a recebem e, a partir daí, tomar decisões.

Resumo:

  • Nada está 100% fechado.
  • Se progressão, personalização de classes ou outros sistemas melhorarem a experiência, eles voltam.
  • Primeiro passo é lançar a nova base, colher dados e ajustar com a comunidade.

 

P: Quando será lançado o neo mo.co ?

Resposta do Gerente de Comunidade: Estamos muito confiantes em relação ao primeiro trimestre de 2026, mas isso está sujeito a alterações.

 

P: Será que mo.co será o próximo sucesso global da Supercell?

Resposta do Gerente de Comunidade: Só o tempo dirá. Temos todos os motivos para acreditar que sim, e enquanto isso se mantiver, continuaremos firmes e fortes 💪 Portanto, não dê muita importância a algumas comparações de receita (muito pouco confiáveis ​​e questionáveis). Não nos importamos com isso no momento, então por que você deveria?


 

Por fim, o gerente de comunidade ainda reforçou:

Aproveitando a oportunidade para compartilhar um trecho do podcast mo.convo que gravamos no mês passado. “Nada mudou; seguimos no plano”.

Até breve para o neo moco 🥳

– João, Gerente de comunidade de mo.co

 


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