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mo.co KPI #9: Temporadas, Classes e Grandes Mudanças para reformular o jogo a Caminho!

O KPI nº 9 chegou. E a equipe está reformulando o jogo!

por Lucas Felix
5 minutos de leitura
mo.co traz grandes novidades no KPI 9 – confira tudo!

A espera acabou, Caçadores! 🌀 Depois de um bom tempo em silêncio, a equipe de desenvolvimento do mo.co voltou com força total e o Gerente de comunidade João Freitas lançou o  tão aguardado KPI #9 no Reddit. Esse foi sem dúvida, um dos anúncios mais importantes desde o lançamento do jogo, trazendo mudanças gigantes, novidades empolgantes e até um contratempo no caminho.

👉 Se você joga mo.co e quer entender tudo que vem por aí, este resumo, da maior fonte de notícias do jogo, vai te deixar atualizado!


 

Um pouco da história do mo.co até aqui

O mo.co nasceu depois de anos de desenvolvimento, passando por um breve beta em 2023. Seu lançamento global aconteceu em 18 de março de 2025, mas com acesso limitado por convites.

O início foi promissor, com jogadores elogiando a atmosfera, trilha sonora e jogabilidade. Porém, logo os desenvolvedores perceberam um problema: muitos caçadores estavam abandonando o jogo cedo demais ou queimando todo o conteúdo rápido demais.

O Capítulo 2, lançado em junho, trouxe novos mapas, monstros e equipamentos, mas também mudanças polêmicas. A ideia era melhorar a experiência, mas ficou claro que o modelo atual ainda não atinge a ambiciosa meta da equipe: criar um jogo que dure anos e seja lembrado para sempre.

Aqui está um lembrete rápido de como a equipe está levando o jogo atualmente:

  • ❌ Promover o jogo o mais agressivamente possível apenas para trazer o máximo de jogadores possível 🤑
  • ✔️ Priorizar desenvolvimento contínuo, guiado pelas experiências e feedback de vocês 👨‍💻

E isso nos traz ao dia de hoje!

 

Feedback da comunidade

Durante os últimos meses, a equipe coletou opiniões em todos os lugares possíveis: Reddit, Discord, redes sociais, criadores de conteúdo e até familiares. Algumas reclamações foram unanimes e se tornaram as prioridades da equipe:

  • Gameplay repetitivo
  • Progresso sem impacto real
  • Reset de progresso no fim da temporada
  • Falta de recursos sociais
  • Matchmaking ruim (e cheio de bots)
  • Poucas atualizações de conteúdo

Definitivamente há outras áreas que precisam de atenção também, mas parece que essas são as grandes, afetando a maioria dos jogadores. Portanto, elas serão nossas principais prioridades nos próximos meses.

 

E agora? O futuro do mo.co

Segundo os devs, apenas lançar mais capítulos não resolveria os problemas principais. Por isso, o KPI #9 trouxe mudanças radicais na estrutura do jogo.

 

👋 Adeus Capítulos, Olá Temporadas!

O sistema de Capítulos vai sair de cena e dará lugar a Temporadas com conteúdo rotativo.

  • Atualizações mais frequentes: Diárias, Semanais ou Quinzenais
  • Eventos sazonais durando de dias até algumas semanas
  • Narrativas que culminam em finais de temporada épicos

Isso deve resolver o problema da repetição, garantir sempre algo novo e melhorar o matchmaking, já que todos os jogadores vão se concentrar nos mesmos conteúdos. Aqui está uma prévia da interface alfa inicial de como uma temporada pode ser:

 

⚡ Classes no lugar de Kits

Os kits de equipamentos separados (armas/gadgets/passivas/anéis) serão substituídos por Classes, cada uma com jogabilidade única.

  • Builds completas e pré-definidas
  • Classes mais fáceis ou mais complexas, para diferentes estilos de jogo
  • Cada classe terá progresso permanente, recompensas cosméticas e até trilhas de maestria próprias
  • Mais sinergia em times (DPS, tanque, suporte etc.)

Essa mudança promete variedade, melhor cooperação e menos preocupação em buscar a “build perfeita”.

Acima temos uma versão inicial de como seria uma trilha de recompensas de classe! Obs: “Electrician” é um codinome, não definitivo.

Ah, e aqui um vídeo do primeiro estágio alfa de como serão as classes:

 

Sabemos que é uma grande mudança e pode não agradar a todos, mas estamos ansiosos para saber sua opinião sobre isso!

– Equipe de mo.co

 

❌ Fim da progressão de poder

Outra mudança radical: Para manter curto e simples, o jogo não terá mais progressão de poder.

  • Todos poderão jogar juntos, sem barreiras de nível ou social
  • Todo o conteúdo estará disponível desde o início
  • A habilidade do jogador será o diferencial, não o “grind”
  • Placares de líderes mais significativos

⚠️ IMPORTANTE: Tudo isso – classes, temporadas, sem progressão de poder – ainda estão em fase muito inicial e sujeitos a mudanças. A equipe está compartilhando esses pensamentos com vocês pois estão empolgados em ouvir seu feedback. Será vital em moldar o que está por vir! ⚠️

“ESPERA, HÁ ALGUMA PEGADINHA? VOCÊS ESTÃO ADICIONANDO PAY-TO-WIN OU PAY-TO-PROGRESS!?”

Não! 100% da Monetização apenas cosmética. A equipe afirmou que estão super otimistas sobre isso 🚀🚀🚀

 

 

E o Capítulo 3? 🪦

Infelizmente… não vai rolar. ❌

O Capítulo 3 foi oficialmente cancelado, já que não faria sentido continuar no modelo antigo. Isso significa que não teremos grandes atualizações em 2025, apenas alguns ajustes menores e balanceamentos.

Mas calma: o progresso atual dos jogadores será compensado!

  • Todos começarão no mesmo nível no novo sistema
  • Recompensas cosméticas serão dadas de acordo com o progresso passado
  • O pacote de compensação será totalmente baseado em cosméticos (mo.gold ou cosméticos)
  • Todos os cosméticos já conquistados (pagos ou gratuitos) serão preservados

“Já estamos preparando um plano de transição com base no seu progresso anterior nos Capítulos 1 e 2. Avisaremos os detalhes assim que estiver pronto!”

– Equipe de mo.co

 

O que vem pela frente?

Apesar da falta de grandes atualizações, a equipe prometeu:

  • Manter comunicação mensal com a comunidade
  • Mostrar novas classes em desenvolvimento
  • Trazer uma pequena atualização em outubro com correções e balanceamentos
  • Responder perguntas no formato AMA (Ask Me Anything) com a comunidade, em um videocast.
    • 10 perguntas mais votadas no post do Reddit
    • 10 perguntas mais curtidas no anúncio do X/Twitter
    • 10 perguntas mais votadas em nosso servidor oficial do Discord – em #moco-ama

 

Eventos semanais e cosméticos

Enquanto a reformulação não chega, os eventos semanais continuarão, mas de forma mais simples, com algumas repetições de eventos antigos. A loja de cosméticos também será reduzida (premium), focando em variações de cores.

 

Conclusão: Calma que mo.co está apenas começando

A equipe deixou claro: o jogo vai passar por uma reformulação profunda para corrigir os problemas mais críticos. Vai demorar? Sim. Mas a promessa é entregar uma experiência muito mais sólida, social e duradoura.

Até lá, os caçadores terão que ter paciência. O futuro do mo.co pode ser ainda mais brilhante! 💜

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