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A espera acabou, Caçadores! 🌀 Depois de um bom tempo em silêncio, a equipe de desenvolvimento do mo.co voltou com força total e o Gerente de comunidade João Freitas lançou o tão aguardado KPI #9 no Reddit. Esse foi sem dúvida, um dos anúncios mais importantes desde o lançamento do jogo, trazendo mudanças gigantes, novidades empolgantes e até um contratempo no caminho.
👉 Se você joga mo.co e quer entender tudo que vem por aí, este resumo, da maior fonte de notícias do jogo, vai te deixar atualizado!
Um pouco da história do mo.co até aqui
O mo.co nasceu depois de anos de desenvolvimento, passando por um breve beta em 2023. Seu lançamento global aconteceu em 18 de março de 2025, mas com acesso limitado por convites.
O início foi promissor, com jogadores elogiando a atmosfera, trilha sonora e jogabilidade. Porém, logo os desenvolvedores perceberam um problema: muitos caçadores estavam abandonando o jogo cedo demais ou queimando todo o conteúdo rápido demais.
O Capítulo 2, lançado em junho, trouxe novos mapas, monstros e equipamentos, mas também mudanças polêmicas. A ideia era melhorar a experiência, mas ficou claro que o modelo atual ainda não atinge a ambiciosa meta da equipe: criar um jogo que dure anos e seja lembrado para sempre.
Aqui está um lembrete rápido de como a equipe está levando o jogo atualmente:
❌ Promover o jogo o mais agressivamente possível apenas para trazer o máximo de jogadores possível 🤑- ✔️ Priorizar desenvolvimento contínuo, guiado pelas experiências e feedback de vocês 👨💻
E isso nos traz ao dia de hoje!
Feedback da comunidade
Durante os últimos meses, a equipe coletou opiniões em todos os lugares possíveis: Reddit, Discord, redes sociais, criadores de conteúdo e até familiares. Algumas reclamações foram unanimes e se tornaram as prioridades da equipe:
- Gameplay repetitivo
- Progresso sem impacto real
- Reset de progresso no fim da temporada
- Falta de recursos sociais
- Matchmaking ruim (e cheio de bots)
- Poucas atualizações de conteúdo
Definitivamente há outras áreas que precisam de atenção também, mas parece que essas são as grandes, afetando a maioria dos jogadores. Portanto, elas serão nossas principais prioridades nos próximos meses.
E agora? O futuro do mo.co
Segundo os devs, apenas lançar mais capítulos não resolveria os problemas principais. Por isso, o KPI #9 trouxe mudanças radicais na estrutura do jogo.
👋 Adeus Capítulos, Olá Temporadas!
O sistema de Capítulos vai sair de cena e dará lugar a Temporadas com conteúdo rotativo.
- Atualizações mais frequentes: Diárias, Semanais ou Quinzenais
- Eventos sazonais durando de dias até algumas semanas
- Narrativas que culminam em finais de temporada épicos
Isso deve resolver o problema da repetição, garantir sempre algo novo e melhorar o matchmaking, já que todos os jogadores vão se concentrar nos mesmos conteúdos. Aqui está uma prévia da interface alfa inicial de como uma temporada pode ser:
⚡ Classes no lugar de Kits
Os kits de equipamentos separados (armas/gadgets/passivas/anéis) serão substituídos por Classes, cada uma com jogabilidade única.
- Builds completas e pré-definidas
- Classes mais fáceis ou mais complexas, para diferentes estilos de jogo
- Cada classe terá progresso permanente, recompensas cosméticas e até trilhas de maestria próprias
- Mais sinergia em times (DPS, tanque, suporte etc.)
Essa mudança promete variedade, melhor cooperação e menos preocupação em buscar a “build perfeita”.
Acima temos uma versão inicial de como seria uma trilha de recompensas de classe! Obs: “Electrician” é um codinome, não definitivo.
Ah, e aqui um vídeo do primeiro estágio alfa de como serão as classes:
Sabemos que é uma grande mudança e pode não agradar a todos, mas estamos ansiosos para saber sua opinião sobre isso!
– Equipe de mo.co
❌ Fim da progressão de poder
Outra mudança radical: Para manter curto e simples, o jogo não terá mais progressão de poder.
- Todos poderão jogar juntos, sem barreiras de nível ou social
- Todo o conteúdo estará disponível desde o início
- A habilidade do jogador será o diferencial, não o “grind”
- Placares de líderes mais significativos
⚠️ IMPORTANTE: Tudo isso – classes, temporadas, sem progressão de poder – ainda estão em fase muito inicial e sujeitos a mudanças. A equipe está compartilhando esses pensamentos com vocês pois estão empolgados em ouvir seu feedback. Será vital em moldar o que está por vir! ⚠️
“ESPERA, HÁ ALGUMA PEGADINHA? VOCÊS ESTÃO ADICIONANDO PAY-TO-WIN OU PAY-TO-PROGRESS!?”
Não! 100% da Monetização apenas cosmética. A equipe afirmou que estão super otimistas sobre isso 🚀🚀🚀
E o Capítulo 3? 🪦
Infelizmente… não vai rolar. ❌
O Capítulo 3 foi oficialmente cancelado, já que não faria sentido continuar no modelo antigo. Isso significa que não teremos grandes atualizações em 2025, apenas alguns ajustes menores e balanceamentos.
Mas calma: o progresso atual dos jogadores será compensado!
- Todos começarão no mesmo nível no novo sistema
- Recompensas cosméticas serão dadas de acordo com o progresso passado
- O pacote de compensação será totalmente baseado em cosméticos (mo.gold ou cosméticos)
- Todos os cosméticos já conquistados (pagos ou gratuitos) serão preservados
“Já estamos preparando um plano de transição com base no seu progresso anterior nos Capítulos 1 e 2. Avisaremos os detalhes assim que estiver pronto!”
– Equipe de mo.co
O que vem pela frente?
Apesar da falta de grandes atualizações, a equipe prometeu:
- Manter comunicação mensal com a comunidade
- Mostrar novas classes em desenvolvimento
- Trazer uma pequena atualização em outubro com correções e balanceamentos
- Responder perguntas no formato AMA (Ask Me Anything) com a comunidade, em um videocast.
- 10 perguntas mais votadas no post do Reddit
- 10 perguntas mais curtidas no anúncio do X/Twitter
- 10 perguntas mais votadas em nosso servidor oficial do Discord – em #moco-ama
Eventos semanais e cosméticos
Enquanto a reformulação não chega, os eventos semanais continuarão, mas de forma mais simples, com algumas repetições de eventos antigos. A loja de cosméticos também será reduzida (premium), focando em variações de cores.
Conclusão: Calma que mo.co está apenas começando
A equipe deixou claro: o jogo vai passar por uma reformulação profunda para corrigir os problemas mais críticos. Vai demorar? Sim. Mas a promessa é entregar uma experiência muito mais sólida, social e duradoura.
Até lá, os caçadores terão que ter paciência. O futuro do mo.co pode ser ainda mais brilhante! 💜