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Surgiram mais novidades sobre o novo RPG da Supercell, mo.co, que teve um beta temporariamente aberto há alguns meses, mas ainda está em fase de desenvolvimento — e pelo que tudo indica, está mais vivo do que nunca! Com um beta fechado realizado nas últimas semanas, incluindo a participação de criadores de conteúdo, a equipe conseguiu coletar um feedback valioso sobre as últimas alterações.
Neste sexto KPI, que celebra o primeiro ano pós-beta do jogo, a equipe aborda diversos pontos do teste e faz várias revelações. Confira abaixo a tradução completa do texto do Reddit oficial aqui no Portal GameSUPER!
O Que É Esse “KPI” de mo.co?
KPI é um termo de negócios que significa “indicador-chave de desempenho”. No contexto do mo.co, KPI significa “insights-chave do portal”, o que faz sentido, pois o mo.co é uma startup. Esta mensagem tem o objetivo de comunicar os principais pontos em que a equipe do mo.co está trabalhando para tornar o jogo divertido.
Tradução do mo.co KPI #06
Olá, e bem-vindos ao mo.co KPI #06!
Da última vez que conversamos, respondemos ao feedback de vocês sobre as mudanças mais recentes no meta. Se você perdeu o KPI #5 e nosso post de acompanhamento, o resumo é: implementamos grandes mudanças no meta, testamos em uma versão jogável para funcionários e criadores, coletamos feedback e agora estamos prontos para avançar.
Atenção: este post revisita alguns tópicos do nosso post de “respondendo ao seu feedback”, mas com mais contexto.
Então, como foi a Versão Jogável de mo.co?
Os resultados chegaram, e vamos continuar com o novo meta, MAS faremos algumas mudanças com base no feedback que recebemos. Mais sobre isso em breve!
Temos testado essa versão do jogo por alguns meses e, após o último playtest, estamos confiantes de que estamos no caminho certo para criar a melhor versão do mo.co, com grandes chances de sucesso a longo prazo.
Atualmente, estamos no meio de um processo de melhorias no meta e em outros recursos, baseados no feedback dos testes e da comunidade. Inclusive, testamos uma nova versão na semana passada com algumas dessas mudanças, e já pareceu bem melhor.
Curioso sobre o que os criadores acham das mudanças no meta?
Confira os vídeos de feedback deles:
Resumo da Versão Jogável e Mudanças que estamos fazendo…
Os pontos positivos
- O estilo visual, gráficos e arte estão no ponto.
- Desafios em equipe e cooperação foram bem recebidos.
- Música e efeitos sonoros = excelente.
- Mecânicas de jogo são fluidas (combate, progressão, variedade de builds, etc.).
- A experiência principal é divertida! (exploração de mundo aberto, fendas do caos e batalhas contra chefes).
Principais feedbacks e nosso plano para lidar com eles
- Falta de autonomia do jogador
Estamos adicionando mais baús de equipamento para que os jogadores possam escolher melhorias com mais frequência, oferecendo mais opções em cada baú. Continuaremos trabalhando para encontrar o equilíbrio certo entre autonomia e aleatoriedade, garantindo que o jogo permaneça acessível a uma audiência ampla. Já testamos algumas dessas melhorias, e o resultado já é positivo!
- Jogabilidade excessivamente repetitiva
Estamos trabalhando para trazer mais empolgação aos mundos abertos, com eventos mais frequentes e variados adicionados ao conteúdo principal. Coisas como efeitos ambientais, novas mini-missões, fendas do caos exclusivas e mais. Também estamos adicionando novas variações de fendas do caos, como as Caçadas de Chefes, onde você e outros Caçadores perseguem um chefe pelo mapa, e um modo de “arena de defesa”, em que você defende sua van (sim, uma van tipo “beep beep”) de ondas de monstros do caos.
- Falta de recompensas significativas ou progressão
Estamos reformulando a experiência de progressão para garantir que ela seja gratificante em cada nível. As melhorias incluem tornar alguns equipamentos e desbloqueios do mapa baseados no nível, introduzindo um sistema de “descanso” que multiplica a XP obtida dos monstros no início de cada dia antes de diminuir gradualmente, e esclarecendo a progressão de poder dos equipamentos
- Falta de objetivos e engajamento no endgame
Estamos aprimorando o modo Elite Hunter para o endgame e explorando algumas opções de progresso permanente que serão mantidas entre capítulos. Os Elite Hunters poderão acessar novas versões de mapas abertos conhecidos, mas com monstros do caos mais poderosos que desafiarão até os jogadores mais experientes.
E sobre a Monetização ?
Queremos esclarecer algumas perguntas que vimos circulando sobre como a monetização funcionará no mo.co e como isso se relaciona com o novo meta.
Nosso objetivo é manter a monetização exclusivamente em itens cosméticos. Queremos muito que isso funcione, e para que dê certo, o mo.co precisa atrair uma audiência ampla e ser acessível a jogadores que não são familiarizados com o gênero. Por isso, estamos tão focados em encontrar o equilíbrio certo entre simplicidade e autonomia do jogador, especialmente em sistemas como o novo meta. Queremos que ele seja divertido e profundo, mas também acessível para jogadores casuais que possam aproveitar sem a necessidade constante de sessões longas e táticas.
Com isso em mente, acessibilidade é uma parte essencial para o sucesso do jogo. Se conseguirmos atrair uma grande base de jogadores, então a monetização baseada apenas em itens cosméticos terá chances de funcionar.
HUNTER V HUNTER
Caçar é mais divertido com amigos, especialmente quando eles são o alvo da sua caça!
(altamente em desenvolvimento!)
O PvP está sendo projetado para proporcionar uma experiência divertida e justa:
- Os modos de PvP terão diferentes limites de nível, baseados no momento em que você os desbloqueia. O primeiro modo será desbloqueado e limitado ao nível 14, o segundo ao nível 30, e os modos posteriores terão limites mais altos.
- Os equipamentos estarão limitados ao nível específico do modo de PvP. Ou seja, você só poderá usar equipamentos desbloqueados até o limite de nível desse modo. Por exemplo, no modo PvP de nível 14, não será possível usar equipamentos desbloqueados após esse nível.
- Amplificadores não serão permitidos em builds de PvP.
- Jogar PvP dará XP e ajudará no progresso de projetos.
EDIT: Ainda será possível atacar outros caçadores nos modos PvP! O objetivo principal é caçar monstros do caos/coletar os fragmentos, mas lutar contra outros jogadores é uma opção.
Tipos de modos de PvP:
Lone Ranger (cada um por si)
20 caçadores têm 3 minutos para caçar o máximo possível de monstros do caos e coletar seus fragmentos (nome em desenvolvimento). Quanto maior o monstro, mais fragmentos ele deixará cair. A melhor parte: você pode caçar outros jogadores para roubar alguns dos fragmentos deles. Nos últimos 60 segundos, as taxas de drop dobram, e o Caçador com mais fragmentos no final vence.
Double Trouble (traga seu parceiro para a caça)
- Forme uma dupla com seu parceiro de caça! O objetivo é o mesmo do modo Lone Ranger, mas agora são 10 equipes de 2 jogadores.
Four Fighters (equipe)
- Um pouco mais desafiador, mas com o mesmo objetivo do Lone Ranger. Desta vez, são 2 equipes de 4 Caçadores, em um mapa menor, com aparições de monstros do caos mais rápidas e… há um chefe. Boa sorte e divirtam-se!
Group Hunt (equipe maior)
- Semelhante ao Four Fighters, mas agora é uma batalha 10 contra 10. Esperamos muita ação, suor e lágrimas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Originalmente, planejamos um teste de PvP em pequena escala para a comunidade, mas estamos confiantes de que o próximo ciclo de desenvolvimento será o último antes de permitir que você experimente o mo.co em primeira mão. Em vez de testar recursos específicos como o PvP, acreditamos que é melhor reunir feedback direto da comunidade e continuar desenvolvendo o mo.co juntos.
Espere um convite para experimentar o mo.co e compartilhar suas opiniões em algum momento no primeiro trimestre de 2025.
Estamos trabalhando arduamente e esperamos que você aproveite o que vem por aí!
<3,
Equipe de mo.co
P.S. – sim, você manterá seu progresso desta vez ;)
Nova Oportunidade de Jogar mo.co no Começo do Próximo Ano…
Um ponto importante que foi revelado nesse KPI é que a equipe está planejando trazer um novo beta para dar a oportunidade de jogarmos mo.co mais uma vez. E pelo que tudo indica, a Supercell está apostando alto, aumentando cada vez mais as chances de um lançamento global.