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E aí, caçadores! A Supercell lançou na última semana uma grande atualização para o mo.co — e, como era de se esperar, a comunidade está cheia de perguntas. O que mudou de verdade? Por que nerfaram meu item favorito? Como fica o jogo agora?
Para acalmar nossos corações e esclarecer tudo, o Gerente de Comunidade, que é brasileiro, João Freitas (@JoaoInTheNorth no X), foi até o Reddit oficial do jogo para dar uma explicação completa sobre a atualização, os bugs, o balanceamento e os próximos passos.
Compilamos e organizamos todas as informações para você ficar por dentro de tudo que rolou! Se liga!
🪲 Bugs e Correções: O Foco Total da Equipe
A equipe de desenvolvimento está correndo contra o tempo para resolver os problemas mais críticos. A prioridade é tanta que eles até adiaram o Capítulo 2 por um dia para focar nas correções, como noticiado aqui no site recentemente.
Problemas que já foram resolvidos:
- Jogadores recebendo o item errado (Chicken-o-matic em vez de Shelldon). Os Shelldons corretos serão enviados automaticamente ainda nesta semana.
- Prévia de equipamentos no Guarda-Roupa mostrando a missão errada para desbloqueio.
- Horário de reinício diário da loja, eventos e boosts de XP estava errado.
- Eventos de mapa Elite aparecendo com mais frequência do que o planejado.
Uma atualização opcional está a caminho para corrigir:
- Falhas visuais e gráficos “quebrados” em alguns celulares.
- Flash vermelho que aparece ao ser atingido.
- Superaquecimento de alguns aparelhos (a equipe promete mais melhorias para isso no futuro).
Outras correções importantes que chegarão em breve:
- Impossibilidade de resgatar o título de PvP ao atingir a Faixa Preta (os títulos serão dados retroativamente).
- Falhas no novo recurso “Equipe-se”.
- Núcleos do Caos em Eventos da Gauntlet que não estavam dando recompensas.
- Conjuntos de equipamentos sendo apagados após escolher uma arma.
⚖️ Balanceamento: Por que Nerfar em um Jogo PvE?
Muitos se perguntam por que a Supercell enfraquece alguns equipamentos em um jogo focado em PvE. João explicou a lógica por trás disso.
O coração do nosso balanceamento é baseado no poder do jogador em relação aos monstros. Ao projetar monstros, definimos um valor alvo de quanto tempo um caçador deve levar para derrotar o monstro no mesmo nível. Mudamos o balanceamento (o poder de equipamentos individuais) quando estão muito fortes e usados em quase todo lugar, ou muito fracos e raramente usados. Nossa intenção é encontrar um ponto onde todo equipamento seja útil em algum lugar, e nenhum seja sempre a melhor escolha.
Se apenas fortalecêssemos os equipamentos impopulares e nunca enfraquecêssemos os dominantes, a dificuldade geral do jogo sairia do ponto planejado. Eventualmente teríamos que fortalecer todos os monstros, o que pareceria um enfraquecimento global em todas as construções dos jogadores.
Então, mesmo que ver seu equipamento favorito enfraquecido seja triste, é melhor para a saúde do jogo a longo prazo manter tudo ajustado com pequenos buffs/nerfs regulares.
E as Lâminas de Jade?
A mudança nas Lâminas de Jade foi para melhorar a mira, que tinha um atraso confuso. Agora, o ataque com investida sempre vai na direção que você aponta. Para compensar a menor frequência do ataque, o dano base e o dano da própria investida foram aumentados em 56%. No geral, o dano por segundo (DPS) deve estar até um pouco maior!
💎 E as Mudanças no Ganho de XP…
O sistema de XP foi um dos que mais sofreu alterações. A ideia da Supercell é que os jogadores consigam progredir de forma satisfatória com cerca de 30 minutos de jogo por dia.
Resumo das mudanças:
- Trabalhos Diários: Dão mais XP (5.000) e estão 25% mais fáceis.
- Projetos: Tiveram o XP reduzido para não parecerem “obrigatórios”.
- Monstros Sobrecarregados/Megacarregados: O multiplicador de XP foi reduzido. A ideia é que eles sejam uma ótima fonte de XP, mas não a única coisa que os jogadores foquem.
- Limite de XP: O limite diário virou um “banco semanal”, dando mais flexibilidade.
- Boost de XP: O antigo sistema de 4x/3x/2x foi trocado por um boost fixo de 3x.
- Fendas e Dojos: Ganho de XP e Núcleos do Caos aumentado em 25%.
E quanto aos questionamentos da comunidade, João explicou:
Nossa intenção é que os jogadores progridam bem com um tempo razoável de jogo por dia. Em cerca de 30 minutos, você deve conseguir completar os trabalhos diários e avançar bastante no XP com boost — se não limpá-lo por completo. Também queremos que quem joga mais tenha algo a fazer, como Projetos, Fendas/Dojo e o restante do XP diário.
Isso ficou muito visível nos monstros Sobrecargados e Megacargados — queremos que eles sejam uma “fonte insana de XP”, mas sem que virem o foco principal do jogo.
Por que reduziram o XP dos Projetos?
Projetos estavam dando XP demais e ofuscando outras fontes. Essa mudança tira um pouco de peso deles, para que não pareçam “obrigatórios”.
👥 Adeus Lobbies, Olá “Equipe”!
O sistema antigo de lobbies era confuso e dificultava a vida na hora de jogar com amigos. O novo sistema “Equipe-se” é a primeira tentativa de simplificar isso. A equipe sabe que ainda faltam recursos, como inspecionar o visual dos amigos ou entrar direto em Dojos em grupo, mas prometem continuar melhorando a ferramenta com base no feedback da comunidade.
Dica: Para seguir amigos para caçar monstros específicos no mundo aberto, você ainda pode usar o comando “seguir” no chat do grupo.
Essa é apenas a primeira etapa. Estamos ouvindo seu feedback e continuaremos aprimorando o “Equipe-se” para suportar mais estilos de jogo social com mais flexibilidade e novas ferramentas. Continue compartilhando suas opiniões — elas nos ajudam a moldar o que vem a seguir!
– Gerente de Comunidade de mo.co
🏆 Por que os Rankings Globais Foram Removidos?
Essa foi uma decisão difícil, mas necessária para a “saúde” do jogo a longo prazo. O sistema antigo criava uma situação injusta, onde um jogador que guardasse Projetos do Capítulo 1 para completar no Capítulo 2 teria uma vantagem de XP. A Supercell não quer que os jogadores precisem escolher entre progredir agora ou guardar recursos para competir no futuro.
Por que não resetar os projetos?
Reiniciar poderia beneficiar alguns, mas frustraria muitos. Ver seu progresso resetado a cada novo capítulo seria uma experiência ruim.
A promessa é que os futuros rankings serão focados em habilidade ou em formas mais justas de medir o progresso.
🥋 PvP: Novo Sistema por Capítulo e Menos Punição
A Supercell pediu desculpas pela falta de comunicação sobre o reset das faixas de PvP. Com a chegada do Capítulo 2, o progresso do PvP será reiniciado e durará toda a temporada do capítulo.
Uma mudança importantíssima: agora você não perde mais pontos ao ser eliminado no PvP! A ideia é aproximar o modo da essência de mo.co, que é caçar monstros. A treta entre jogadores ainda pode ser estratégica, mas não é mais o foco principal para pontuar.
⏱️ Mais Tempo de Respawn nas Fendas
O tempo para reviver nas Fendas aumentou de 10 para 15 segundos. A razão é simples: com um tempo tão curto, os jogadores não se preocupavam em ter healers ou tanques no time, já que a punição por morrer era mínima. Com essa mudança, a escolha de equipamentos de cura e a composição do time se tornam mais estratégicas.
Acreditamos que essa é a direção certa, mas reconhecemos que o momento foi ruim, já que isso deixou o final do Capítulo mais difícil.
🏃 Transição para o Capítulo 2: O que Fica e o que Vai?
Com o Capítulo 2 chegando, aqui vai um resumo do que acontece com seu progresso:
- Projetos e Trabalhos: Projetos e trabalhos de Elite do Capítulo 1 serão removidos. Trabalhos diários comuns e projetos de mapas do Capítulo 1 permanecem.
- Programa Caçador de Elite: Você mantém os cosméticos e módulos, mas seu nível e anéis inteligentes serão resetados. A loja de Elite do Cap. 1 ficará disponível por mais uma semana. O novo programa Elite começará no nível 50 de XP.
- Novidades no capitulo 2:
- você ganha XP ao completar Projetos Elite
- O Passe do Caçador de Elite agora tem o dobro de páginas (12)
- Dois Módulos Elite para ganhar (disponíveis em páginas alternadas)
- Faixas de PvP: Serão reiniciadas e durarão todo o capítulo, assim como o Programa Caçador de Elite
- Seu XP: Não será resetado.
🔮 E o Futuro do mo.co?
Por enquanto, o foco total é estabilizar a nova atualização e coletar o feedback do Capítulo 2. A equipe prometeu voltar após o verão do hemisfério norte (nosso inverno) com uma visão mais detalhada e um roteiro claro do que esperar para o futuro do jogo.
E aí, o que você achou de todas essas mudanças? A Supercell está no caminho certo? Vem discutir com outros caçadores em nosso grupo no facebook, ou se preferir, em nosso Discord:
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